Cursos de Programação e Hubs para Programadores - Devshub
Programador - Devshub

Qual é a diferença de Framework e Biblioteca?

130 Visualizações
Por @teste

O que é Biblioteca e Framework?

Quando eu uso cada termo? Programador - Devshub





Tags:

FRAMEWORK, BIBLIOTECA E API

@joao.goliveira
Utilizando um framework, o desenvolvedor pode se concentrar em desenvolver as funcionalidades do seu app, sem se preocupar com tarefas repetitivas e até mesmo com a construção de componentes de tela, os quais já foram construídos previamente e já vem prontos para uso.Geralmente, um framework já vem com classes e funções para tarefas comuns, como leitura de arquivos e conexão a banco de dados. Um exemplo de um framework mobile é o Ionic, com crescente utilização pelo mercado.

Uma biblioteca não fornece uma interface para que sejam consumidos recursos de um sistema. Ela é um conjunto de subprogramas ou funções, geralmente organizadas em classes, que podem ser usadas para a construção de um software ou aplicativo mobile.As bibliotecas geralmente tornam a utilização de uma linguagem de programação mais fácil. O jQuery, por exemplo, uma das bibliotecas mais usadas em soluções web, facilita e simplifica a utilização da linguagem JavaScript.

E também o API da sigla Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, é um produto de software criado para oferecer uma interface (caminho) com regras bem definidas para integração entre sistemas, a fim de obter informações e, assim, trabalhar com elas.Para a interação com o Facebook, por exemplo, foram criadas diversas APIs que possibilitam obter informações de uma conta ou mesmo criar mecanismos em sites para login, utilizando uma conta do Facebook.

COMENTÁRIOS


Comentários

Deixe um Comentário para esta publicação.

Enviar Comentário

Outros Artigos